Clássicas

Câmera: Polaroid 95

Colecionador: Blog Classic Cameras

A importância da Polaroid na história da fotografia é tão grande que não seria exagero dizer que o lançamento da Polaroid Land Camera Model 95, em 1948, revolucionou a fotografia mundial. A coisa mais trivial da fotografia moderna – ver a foto logo após ela ser realizada – naquela época era um sonho. Foi Edwin Land, criador da Polaroid 95, que conseguiu com seu invento, criar um método satisfatório de obtenção de foto instantânea que atingisse o público geral.

A câmera, de fole, era bem grande e pesada (1,80kg). Vinha equipada com uma objetiva 135mm f/11, e um obturador que operava velocidades de 1/8 a 1/60 seg. O que fazia a câmera revolucionária era o filme que ela usava, que já trazia nele os produtos químicos necessários para a revelação da imagem, o que  consequentemente permitia a obtenção da fotografia logo após a realização da mesma. Ao final do processo era obtida uma fotografia de 86 x 102mm. Essa câmera chegou a alcançar a marca de 900.000 unidades vendidas e deu origem a uma série de Polaroids (80, 100, 110, 150, 600, 700). Em 1960 chegaria ao mercado a primeira Polaroid com exposição automática, a Polaroid Eletric Eye 850, mas aí já é uma outra história…

Polaroid 95

Polaroid 95, 110, 100, 700.

Polaroid 80, 110A, 150, 800.

Para mais informações visitem as páginas Filme PolaroidPolaroidPolaroid History através da nossa barra lateral de links.

______________________________________________

Câmera: Kodak Bantam Special

Colecionador: Blog Classic Cameras

Lançada em 1936, esta câmera foi um marco na história da fotografia e da Eastman Kodak Company. Encomendada ao famoso designer Walter Dorwin Teague, seu desenho era revolucionário. Design em estilo art deco, era revestida com uma pintura preta esmaltada cortada por linhas horizontais metálicas. Além disso era uma câmera bem compacta (81x124x45mm). Se seu lado estético era uma obra prima, sua parte operacional não ficava para trás. Era uma câmerarangefinder equipada com uma objetiva 45mm f/2.0, e  atingia a velocidade de disparo de 1/500s. Outra característica desta câmera era o filme que ela utilizava, n° 828, na época conhecido como Bantam, uma vez que foi produzido especialmente para ser usado por ela. Deixou de ser produzida em 1948.

Mais informações sobre Walter Teague: acesse http://www.casavacanze.com/bw/design1.html

Mais informações sobre a câmera: acesse http://www.cameraquest.com/superban.htm

___________________________________________

Câmera: Eka

Colecionador: Lew

Eugen Krauss e Gustaf Adolf Krauss foram dois irmãos que fundaram as empresas de produção de câmeras fotográficas Krauss Company, o primeiro na França e o segundo na Alemanha. A Krauss Company francesa viria a produzir em 1924 a câmera Eka. Esta câmera se destacou por utilizar um filme 35mm não perfurado, o que lhe permitia  obter um  negativo de 30x44mm, mais de 52%  maior do  que o de 24x36mm que a Leica obtia. Vale lembrar que nesta  época os filmes usados eram  de  baixa sensibilidade e alta granulação, portanto o negativo maior da Eka permitia a obtenção de uma imagem de melhor qualidade. Este filme utilizado pela  Eka comportava 100 imagens.

_____________________________________________

Câmera: Stereo Weno

Colecionador: Lew

Blair Camera Company foi fundada por Thomas H. Blair em 1878, com a finalidade de patentear uma câmera denominada Tourograph, que possuia uma mini câmera escura para placas de colódio úmido. Anos mais tarde, mais precisamente em 1899, a Kodak Company comprou a Blair Company. Em 1902, já fazendo parte do grupo Kodak, a Blair lançou a Stereo Weno, uma câmera stereo para filmes em rolo, que produzia imagens de 3 1/2 x 3 1/2 polegadas. AsStereo Weno foram produzidas até 1916.

_____________________________________________

Câmera: No. 1 Folding Pocket Kodak Model E

Colecionador: Blog Classic Cameras

Como vimos na semana passada, a Folding Pocket Kodak foi revolucionária. Desde o primeiro modelo produzido em 1897, diversos modelos foram produzidos utilizando diversos tipos de filmes até 1915, quando o modelo deixou de ser produzido. Esta câmera é uma  No. 1 Folding Pocket Kodak Model E, começou a ser produzida em 1909 e teve seu ciclo encerrado em 1915. Usava filme 116.

______________________________________________

Câmera: Folding Pocket Kodak

Colecionador: Blog Classic Cameras

Em 1895 a Kodak colocou no mercado a Pocket Kodak Camera, uma câmera box de dimensões reduzidas de fácil manuseio e portabilidade. Entretanto a câmera utilizava um filme de dimensões também reduzidas, e desta forma as imagens geradas eram de tamanho pequeno (1/2 por 2 polegadas). Esse fato fez com que 2 anos mais tarde a Kodak lançasse uma câmera de fácil portabilidade mas que usasse filmes maiores (2 1/4 x 3 1/4 polegadas). Nascia assim a Folding Pocket Kodak. O fole retrátil fazia com que a câmera, quando fechada, ficasse pequena, fácil de transportar.

____________________________________________

Câmera: Homeos

Colecionador: Lew

A Richard foi uma empresa francesa fundada em 1845 em Paris. Se destacou na produção de câmeras stereo como as Glyphoscopes, Homeos e Verascopes. Produzida em 1914, a Homeos tem como peculiaridade ter sido a primeira câmera stereo para filmes 35mm.

____________________________________________

Câmera: Sliding Box Strereo Camera

Colecionador: Lew

Em 1854 foi fundada na Inglaterra a companhia Bland & Long, que produzia na época daguerreótipos. Entre os anos de 1859 e 1864 passou a ser conhecida como Bland & co, produzindo neste período diversas câmeras que usavam placas de colódio úmido na obtenção da imagem. Esta é uma Bland Sliding Box Strereo Camera de 1858 para placas de 3 1/4 x  6 1/2 polegadas.

_____________________________________________

Câmera: Pony Premo No. 5

Colecionador: Blog Classic Cameras

A Rochester Optical Company foi fundada em 1883. Em 1893 lançou a linha de câmeras Premo. Dentro das diversas Premo produzidas pela companhia, destacam-se as Pony Pemo, câmeras para o uso de grandes negativos (chapas). Esta é uma fantástica Pony Premo No. 5, para negativos de 4×5 polegadas, produzida entre os anos de 1898 e 1903. Posteriormente, em 1903, a Kodak compraria a Rochester Optical Company, dando continuidade a linha Pony Premo.

___________________________________________

Câmera: Vest Pocket Kodak

Colecionador: Blog Classic Cameras

Características:

– Início de Fabricação: 1912

– Fim da Fabricação: 1926

– Filme: 127

– Disparador: Ball Bearing de 2 velocidades: 1/25 e 1/50 seg

Curiosidades:- Dimensões reduzidas (25x64x120mm) permitindo portabilidade

– Devido às pequenas dimensões foi levada à primeira guerra mundial por diversos soldados tornando-se conhecida como “The Soldier’s Kodak”

– Atingiu a marca de 2 milhões de câmeras vendidas, quebrando todos os recordes de venda da época

Anúncios

Uma resposta para “Clássicas

  1. Pingback: Watch-pocket em desuso? Eu coleciono para uso… «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s