Peculiares

KAPSA

Hoje vamos falar um pouco sobre uma câmera genuinamente brasileira, a Kapsa. Fabricada pela D.F. Vasconcelos de São Paulo, esta câmera box de plástico, foi introduzida no mercado em 1950. Era equipada com uma lente 110 mm Vascromat, e duas lentes auxiliares,  o que conferia a esta câmera três distâncias focais: 1-2 metros, 2-8 metros e 8 metros ao infinito. O obturador trabalhava na velocidade de 1/100 de segundo e no modo B, de controle de tempo manual. O diafragma permitia três tamanhos de abertura: f22, f16 e f11. Tudo isso era controlado por um painel de metal lateral. Utilizava os filmes 120 ou 620. Era uma opção barata em relação às outras câmera box da época. O pingo vermelho que ficava localizado entre os dois viewfinders da câmera se tornou sua marca ao longo do tempo, ficando a câmera conhecida como Kapsa Pingo Vermelho. Existiam também as Kapsa com pingo azul ou verde, mas eram modelos mais simplificados.

_____________________________________________

MINOX

Nos meados do século XX, qualquer espião profissional que se prezasse utilizava uma Minox como ferramenta de trabalho. Esta câmera, verdadeira obra-prima de engenharia de precisão e design para a época, foi a câmera espiã mais badalada de todos os tempos.  Idealizada por Walter Zapp, começou a ser produzida pela Valsts Eletrotechniska Fabrika, em 1937, em Riga, Letônia. Esta câmera utilizava um filme não perfurado de 9,5 mm de largura, que vinha acondicionado em um chassi. Com este filme era possível realizar 50 fotos 8 x 11 mm. Era equipada com uma objetiva 15 mm f/3.5, e obturador que trabalhava com velocidades de 1/2 a 1/1000 seg. Media 76 mm quando fechada e pesava 113g.

Fonte: Classic Cameras – Colin Harding

_______________________________________________

SUTTON’S PANORAMIC CAMERA

Em 1859, o inglês Thomas Sutton criaria uma câmera panorâmica bastante peculiar e bem simples de operar.  A genialidade desta câmera estava na objetiva, que nada mais era que uma esfera de vidro com o interior preenchido com água. Esta objetiva possuía um ângulo de visão de 120°, gerando uma imagem panorâmica. A segunda característica bastante peculiar desta câmera é que, para acompanhar o ângulo de visão da objetiva, a placa fotográfica também era curva, assim como seu suporte. Algo muito simples de se fazer com filmes, mas não com as placas úmidas utilizadas na época.

Fontes: The Camera From the 11th Century to the Present Day – John Wade / Classic Cameras – Colin Harding

______________________________________________

Kodak Camera

Em 1888 todo o mundo ouviu falar da Kodak, nome que inicialmente se remetia à uma simples Box Camera, e posteriormente à grande companhia de fabricação de câmeras fotográficas. O nome foi escolhido por George Eastman, o fundador da Kodak Company. Eastman adorava a letra K e queria um nome que fosse facilmente memorizado e pronunciado em qualquer idioma. A câmera, que na época de seu lançamento custava 25 dólares, vinha com filme de fábrica. Era possível realizar 100 fotos circulares de aproximadamente 6,5cm de diâmetro em cada filme. A câmera era tipo point and shot, ou seja, necessitava ao fotógrafo apenas enquadrar a foto e disparar. Suas medidas eram 165 x 95 x 82cm, o que lhe conferia a característica da portabilidade. Quando o filme acabava a câmera era levada para a fábrica onde eram reveladas as fotografias e inserido um novo filme no interior da câmera. A simplicidade do seu uso e a terceirização da revelação do filme levou a uma revolução na fotografia, popularizando o ato de fotografar. A partir daí a Kodak Company lançou várias outras câmeras e se tornou uma gigante no ramo da fotografia.

Fontes: Camera: A History of Photography from Daguerreotype to Digital – Todd Gustavson  / Classic Cameras – Colin Harding

_______________________________________________

Scénographe

Scénographe foi projetada em 1874, pela E. Deyrolle Fils de Paris, para ser na época a última palavra em câmera portátil leve. Para tal, a câmera foi dotada de um saco de tecido preto ao invés do fole de couro, e de peças de metal de espessura bem fina. Suportes de madeira inferior e superior de fina espessura foram usados para manter o “fole” tenso quando a câmara estivesse aberta. O apoio de madeira do “fole” da parte inferior tinha um soquete para tripé. Esta câmera não era para uso manual, tendo em vista que as placas utilizadas na época eram demasiadamente lentas, necessitando longos tempos de exposição para a obtenção da imagem.  As exposições eram controladas com a remoção e a colocação da tampa da lente. As imagens obtidas eram no tamanho 10×15 cm.

Fonte: Camera: A History of Photography from Daguerreotype to DigitalTodd Gustavson

________________________________

Thompson’s Revolver Camera

Fabricada em 1862, a Thompson’s Revolver Camera foi uma das primeiras câmeras portáteis de mão. Produzia quatro imagens circulares de 2,54cm de diâmetro em uma única placa úmida de 7,62 cm de diâmetro, tornando-se uma das pioneiras na produção de várias imagens em placas circulares. É também uma das primeiras câmeras de aparência atípica. Utilizava uma lente 40mm f /2, que inicialmente ficava posicionada na parte superior da câmera para a focalização e enquadramento da imagem. Pressionando um botão lateral a lente deslizava para baixo para a posição de realizar a tomada fotográfica. Em seguida acontecia a exposição da placa. Ao final da tomada o disco onde estava localizada a placa girava 90° para a próxima exposição.

Fontes: Camera: A History of Photography from Daguerreotype to Digital –Todd Gustavson  / Classic Cameras – Colin Harding

__________________________________________

Royal Mail Stamp Camera

Royal Mail Stamp Camera foi mais um modelo de câmera para produzir múltiplos pequenos retratos em uma mesma placa. Produzida entre os anos de 1907 e 1913 pela W. Butcher & Sons na Inglaterra, esta câmera possuía 15 lentes, todas com foco fixo. A exposição da placa ocorria simultaneamente nas 15 lentes. O resultado era a formação de 15 fotos de 3/4 x 7/8 polegadas (aproximadamente 1,9 x 2,2 cm) na placa de 3 1/4x 4 1/4 polegadas.

Fonte: Camera: A History of Photography from Daguerreotype to DigitalTodd Gustavson

_______________________________

Mammoth Camera

Idealizada por George R. Lawrence em 1900, a Mammoth Camera foi uma enorme câmera desenvolvida especialmente para fotografar um luxuoso trem fabricado pela Chicago e Alton Railroad Company. Desejava-se uma foto impressionante, perfeita em cada detalhe e, acima de tudo, grande. A câmera “mamute” tinha cerca de 4 metros de comprimento e pesava cerca de 1.400 libras, aproximadamente 633 kg. Foram utilizados 10 litros de produtos químicos para produção de três imagens de 2,4 x 1,2 m. Para o transporte da câmera foi utilizada uma unidade de transporte ferroviário, e para sua operação 15 homens foram envolvidos. A Mammoth Camera custou cerca de 5 mil dólares e após a realização das fotos foi discretamente desmontada e nunca mais vista.

Fonte: The Camera From the 11th Century to the Present Day – John Wade.

__________________________________

Carte de Visite Camera

Carte de Visite Camera ou simplesmente “câmera para cartões de visita”, assim era conhecida esta câmera, produzida em 1860 na França. Ela possuía 4 objetivas que eram disparadas independentemente. Cada objetiva produzia um retrato de   3 1/2 x 3 1/2 polegadas. Entretanto a câmera utilizava uma grande placa de colódio úmido e possuía uma arquitetura que permitia o deslize do chassi para as laterais. Com esse artifício era possível a obtenção de 8 fotos na mesma placa. Inicialmente eram realizadas as quatro primeiras fotos, em seguida o chassi era deslizado para a lateral, e finalmente eram obtidas mais quatro retratos. Esse sistema foi importantíssimo na época para reduzir os custos dos retratos.

Fonte: Camera: A History of Photography from Daguerreotype to DigitalTodd Gustavson

____________________________________

Leica Single Shot

Fabricada em 1936, ela era composta por umviewfinder, uma lente, um disparador Ibsor e um suporte de metal para uma única película. Na foto podemos observar quatro destes suportes.

_________________________________________________

Hit Camera

Das câmeras conhecidas como espiãs, a Hit deixou sua marca. Isso porque ela foi uma das pioneiras de um grupo de câmeras em miniatura que apresentavam funcionamento o mais básico possível. Ela trabalhava com velocidade de disparo, abertura e foco fixos. Utilizava um filme de 17,5 mm de largura e produzia fotos de 14 x 14 mm. Suas dimensões eram 45 x 30 x 32mm. Produzida na década de 5o pela Tougodo Optical Company, de Tókio, ela inspirou uma dezena de câmeras em miniatura que apareceram em seguida na mesma época.

Fonte – The Collector’s Guide to Classic Cameras 1945 – 1985 – John Wade

_________________________________________

Giroux Daguerreotype

Se o francês Niépce realizou a primeira fotografia que se tem conhecimento, foi o também francês Louis Jacques Daguerre quem propiciou a fotografia prática. Ele conseguiu realizar fotografias onde o tempo de exposição necessário para a obtenção da imagem variava entre 15 e 30 minutos, muito mais rápido do que as longas 8 horas de exposição que Niépce precisou para obter a primeira fotografia. A câmera utilizada por Daguerre ficou conhecida como daguerreótipo.

Em 1839 foi colocado a venda o Giroux, primeiro daguerreótipo a ser produzido em série. Foi idealizado e confeccionado por Alphonse Giroux, um parente da esposa de Daguerre.

Fonte – Camera: A History of Photography from Daguerreotype to Digital – Todd Gustavson

__________________________________________________________

Bellows Camera

Esta câmera pertenceu a filha de Joseph Nicéphore Niépce, responsável pela primeira fotografia da história, em 1826. Isadore Niépce a adquiriu em 1840, sete anos após a morte do pai. Nesta época eram usadas apenas as câmeras de sistema de foco “double-box”. Com certeza esta foi uma das primeiras câmeras de fole da história. A câmera se encontra hoje na George Eastman House nos Estados Unidos.

Fonte – Camera: A History of Photography from Daguerreotype to Digital – Todd Gustavson

_______________________________________________________

Câmera Obscura

A câmera obscura foi a grande precursora da câmera fotográfica. Através das câmeras obscuras diversas imagens foram eternizadas, porém através de desenhos de imagens formadas na parte posterior delas. A figura abaixo ilustra como isso acontecia.

Esta câmera obscura é de 1823 e pertenceu a William Henry Fox Talbot,um dos um dos criadores da fotografia. Atualmente encontra-se no National Media Museum, em Bradford, Inglaterra.

Fonte – Camera: A History of Photography from Daguerreotype to Digital – Todd Gustavson

 

Anúncios

Uma resposta para “Peculiares

  1. Belíssimas cãmeras. Achei também um site de câmeras ótimo.
    http://www.camerasantigas.com.

    Parabéns pela reportAGEM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s