Câmeras Peculiares – Kapsa

Hoje vamos falar um pouco sobre uma câmera genuinamente brasileira, a Kapsa. Fabricada pela D.F. Vasconcelos de São Paulo, esta câmera box de plástico, foi introduzida no mercado em 1950. Era equipada com uma lente 110 mm Vascromat, e duas lentes auxiliares,  o que conferia a esta câmera três distâncias focais: 1-2 metros, 2-8 metros e 8 metros ao infinito. O obturador trabalhava na velocidade de 1/100 de segundo e no modo B, de controle de tempo manual. O diafragma permitia três tamanhos de abertura: f22, f16 e f11. Tudo isso era controlado por um painel de metal lateral. Utilizava os filmes 120 ou 620. Era uma opção barata em relação às outras câmera box da época. O pingo vermelho que ficava localizado entre os dois viewfinders da câmera se tornou sua marca ao longo do tempo, ficando a câmera conhecida como Kapsa Pingo Vermelho. Existiam também as Kapsa com pingo azul ou verde, mas eram modelos mais simplificados.

Anúncios

4 Respostas para “Câmeras Peculiares – Kapsa

  1. Mais um pouquinho de fotografia…

  2. Esta câmera tirava fotos em dois tamanhos: 6×9 e 4,5×6, para auxiliar o operador a enquadrar a imagem no visor, quando a opção era a menor, existiam dois retângulos de metal, colocados sobre os visores, que curiosamente eram guardados dentro da câmera quando não usados.

  3. Eram possiveis 8 ou 16 poses…e não dava para errar!

  4. Alguém sabe onde consigo peças e manutenção para a Pingo Vermelho?Tenho uma da minha família mas está meio judiada. Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s